Beira Interior

Na Região

Turismo

“- Fundão? Onde é que isso fica?

- Perto da Serra da Estrela! É a terra da Cereja!”

Poucas devem ser as pessoas que moram por cá que nunca tiveram que explicar desta forma a outras onde é o Fundão.

Mas não é só isso. Vir ao concelho do Fundão é estar entre duas das serras mais bonitas do país - Serras da Estrela e da Gardunha - nas quais podem encontrar centenas de quilómetros de trilhos para caminhadas e ciclismo, vistas deslumbrantes, praias fluviais, piscinas naturais, neve e até esqui no inverno.

É nas encostas da Serra da Gardunha que podemos encontrar as famosas cerejeiras que pintam a paisagem de branco com a sua floração a cada primavera e nos trazem as melhores cerejas do país, a "Cereja do Fundão". Sabia que pode fazer a rota das cerejeiras em flor a caminhar, de comboio turístico ou até a sobrevoar estes terrenos de balão de ar quente? Uma experiência a não perder.

Nos últimos anos, a cultura tem vindo a ganhar o seu espaço na cidade, através de diversas peças de teatro, exposições e concertos musicais cada vez mais frequentes sendo um ponto forte que acaba por trazer muitas pessoas das cidades vizinhas.
Mas não nos podemos esquecer das festas populares e de rua que tanto nos caracterizam.

Puxando a brasa à nossa sardinha, temos que mencionar o Míscaros - Festival do Cogumelo, que (em tempos normais) acontece todos os anos em Novembro, no Alcaide.

Natureza

Ao falar de natureza é impossível não mencionar novamente das serras da Gardunha e da Estrela, repletas de trilhos, praias fluviais, piscinas naturais e paisagens deslumbrantes. Por cá, somos apaixonados por estes locais.

Por falar em trilhos, esta região conta com inúmeros trilhos pedestres e de BTT que são uma ótima opção para conhecer o coração da região, vislumbrando as paisagens lindas que tem para nos oferecer.

Já no centro do Fundão, podemos encontrar o Parque do Convento, junto ao parque de campismo. Este parque conta com parque de merendas (ideal para uma refeição ao ar livre com a sua família ou amigos), uma parede de escalada, um centro de BTT (onde poderá alugar bicicletas), circuitos de arvorismo e um circuito de manutenção perfeito para amantes de desporto.

Por fim, mas não menos importante, temos que falar das praias fluviais que temos à nossa volta e que nos ajudam a combater as temperaturas (muito) altas do verão. Podemos destacar as praias fluviais do Meimão, Lavacolhos, Valhelhas, Castelo Novo, Souto da Casa, Paúl, Unhais da Serra...

Gastronomia

Já teve oportunidade de provar a melhor cereja do país? Sim, ela é produzida aqui, bem no nosso cantinho do Interior, a Cereja do Fundão.

Vale também a pena mencionar que devido à, ainda vasta, produção agrícola existente na zona podemos também encontrar uma grande variedade de frutas de altíssima qualidade durante todo o ano.

A produção de vinho e azeite é também muito grande e não apenas entre grandes produtores. Por cá, é muito frequente as famílias juntarem-se nas alturas da vindima e da azeitona para colher as uvas e azeitonas de forma a poderem ter o seu próprio vinho e azeite para consumo próprio. Um dos grandes privilégios que sentimos ao morar aqui.

Um hábito local com o qual fomos surpreendidos quando chegámos aqui, foi o de ir para a floresta apanhar cogumelos silvestres para consumo em casa. A apanha é feita de forma consciente e informada de forma a não haver riscos para a saúde.

Curiosamente, o Alcaide é considerada a Aldeia do Cogumelo e é cá que se realiza o Míscaros - Festival do Cogumelo, acontece todos os anos em Novembro, atraindo milhares de visitantes todos os anos de Portugal inteiro e não só.

E o queijo? Delicioso! E o cabrito? Delicioso! E manter a linha? Difícil!

Aldeias Históricas

Impossível não falar das aldeias históricas lindíssimas que nos rodeiam.

Monsanto, considerada “a aldeia mais portuguesa de Portugal”, onde podemos visitar o castelo e as muralhas que remontam ao século XII, cerca de 10 capelas, vários antigos solares particulares, a estação arqueológica e, claro, toda a zona mais antiga da aldeia. Um ótimo lugar para apreciar o pôr do Sol.

Em Penha Garcia, poderá ver de perto vestígios pré-históricos e romanos que são bem visíveis nas ruínas da capela de S.Lourenço, poderá visitar as ruínas do Castelo e ainda dar um mergulho na praia fluvial do Pego.

Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada até agora, sendo considerada uma das mais bem conservadas. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, rodeadas por uma muralha defensiva e vigiadas pelo castelo do séc. XIII, dá-nos a possibilidade de recuar aos séculos passados.

Belmonte foi o refúgio de uma das maiores comunidades judaicas da europa, no tempo da Inquisição. É um lugar cheio de mística e história em plena Cova da Beira e oferece uma vista ampla sobre a encosta oriental da Serra da Estrela. Nas suas proximidades encontra-se também a Reserva Natural da Serra da Malcata.

Piódão, em plena Serra do Açor, destaca-se como um autêntico presépio. Em socalcos pintalgados de azul das janelas e portas das casas de xisto, a Aldeia Histórica de Piódão compõe um quadro muito belo na Natureza. E a praia fluvial? Fantástica!